Publicidade

Seja bem-vindo
Capivari,18/10/2024

  • A +
  • A -

Um dia após perder a eleição Rodrigo Proença tem novo pedido negado na justiça contra o SeuJornal


Um dia após perder a eleição Rodrigo Proença tem novo pedido negado na justiça contra o SeuJornal
Publicidade

Na última terça-feira (08/10), o juiz eleitoral André Luiz Marcondes Pontes proferiu decisão rejeitando os embargos de declaração apresentados pela Coligação Avança Rafard (PL/PSD) que teve como candidato a prefeito Rodrigo Proença e vice Angela Barbosa. A coligação havia questionado a sentença que julgou improcedente o pedido formulado em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra o SeuJornal.


Nos embargos, a coligação alegou omissão na decisão, afirmando que não foi considerada a possibilidade de ato abusivo por matéria não eleitoral. Além disso, solicitou a inclusão do Partido Social Democrático (PSD) no polo ativo da lide.


No entanto, o juiz negou ambos os pedidos. Ele justificou que a sentença já havia sido clara ao concluir que a atuação da empresa Seu Jornal limitou-se a atividades jornalísticas, sem promover propaganda eleitoral ou promoção pessoal. Também ressaltou que o periódico foi excluído da ação, uma vez que é vedado o ajuizamento de AIJE contra pessoas jurídicas.


ANDRÉ LUIZ MARCONDES PONTES, Juiz Eleitoral, reforçou que o julgador não é obrigado a responder a todos os argumentos das partes, desde que os fundamentos da decisão sejam suficientes, conforme jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Com a rejeição dos embargos, a sentença original foi mantida, e as partes serão notificadas pelo Diário da Justiça Eletrônico do TRE/SP. Após o trânsito em julgado, o processo será arquivado.


ENTENDA O CASO


Na quarta-feira (02), a Justiça Eleitoral de Capivari julgou improcedente a ação de investigação judicial eleitoral (AIJE) movida pela coligação “Avança Rafard” (PL/PSD) contra o site de notícias SeuJornal. A coligação alegava abuso do poder econômico e dos meios de comunicação, acusando o jornal Seujornal de favorecer os candidatos Fabio Santos e Wagner Bragalda por meio de publicações patrocinadas pelo jornal.


A coligação argumentou que o veículo de imprensa, utilizava impulsionamento de matérias favoráveis a Fábio e Wagner, o que violaria a legislação eleitoral. No entanto, o juiz André Luiz Marcondes Pontes, responsável pelo caso, destacou que a AIJE não pode ser movida contra pessoas jurídicas, extinguindo a ação em relação ao Seujornal.


No mérito, a Justiça concluiu que as publicações impulsionadas pelo veículo de imprensa não configuravam propaganda eleitoral paga, mas sim a divulgação de notícias, uma prática comum no jornalismo. O juiz também destacou que os valores gastos com impulsionamento eram insignificantes, o que não comprometeria a lisura do pleito eleitoral.


Com a decisão, o processo foi extinto com resolução de mérito, e tanto os candidatos Fábio dos Santos e Wagner Bragalda, também foram absolvidos das acusações sob defesa do Advogado especialista em direito eleitoral, Dr. Adriano Alves.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.