Segundo a Prefeitura, mesmo com chuvas intensas nos últimos dias, Rio Capivari e afluentes permanecem sem áreas de alagamento
Entre a tarde de quinta-feira, dia 7, e esta sexta-feira, dia 8, a cidade de Capivari recebeu aproximadamente 51mm de chuvas, uma média considerada alta. O acumulado entre o último domingo, dia 3, e sexta-feira, foi de 134,40 mm.
Segundo a corporação, o rio encontrava-se na manhã desta sexta com nível de 1,64 metro, sendo que o transbordo acontece a partir dos 2 metros. A elevação levou a corporação a mudar o grau de observação, que permaneceu durante toda a semana, para a de atenção. “A Defesa Civil permanece em constante monitoramento, há previsão é que a chuva vá estiar a partir deste sábado, destacando que diante do cenário atual da municipalidade, após as chuvas, o risco de transbordo está classificado de baixo a médio, isso em decorrência do nível do manancial e da previsão de chuvas para Capivari e Região, previstas pra data de hoje (8 de novembro)”, informou Júlio Capossoli Neto, Diretor da Defesa Civil do município.
Vale ressaltar que Capivari recebe água das chuvas vindas de outros municípios. Em Monte Mor, entre os dias 3 e 8 de novembro, houve um acumulado de 99 mm de chuvas. Já no Capivari-Mirim, também em Monte Mor, o acumulado no mesmo período foi de 99,30mm. Em Campinas, houve um total de 121,90mm de precipitações nos últimos dias. Somando com o total da chuva local, o Rio Capivari e seus afluentes receberá o que corresponde a 454.60mm de chuva nos últimos dias.
Desassoreamento
Iniciado em outubro do ano passado, o trabalho do desassoreamento do Rio Capivari e seus afluentes está em sua terceira fase e tem sido fundamental para o não transbordo das águas no município desde então. O maquinário enviado pelo governo do Estado de São Paulo já realizaram trabalhos na região dos córregos Lava-pés e Água Choca, e em vários trechos do próprio Rio Capivari, incluindo a do bairro Moreto, um dos mais atingidos pelas chuvas na região.
COMENTÁRIOS